Decoplant®, coberturas verdes
um conceito abrangente, adaptável e fiável

Criámos, em parceria com a Imperalum, o sistema Decoplant; um conceito de coberturas verdes abrangente, adaptável e fiável, que assegura um correto isolamento, prolonga o tempo de vida dos materiais e permite o desenvolvimento da vegetação de forma equilibrada. 

As coberturas verdes Decoplant melhoram significativamente a qualidade paisagística e construtiva dos edifícios, contribuindo para minimizar o seu impacte no meio ambiente.

o que são coberturas verdes?

Cobertura verde é uma cobertura ajardinada ou uma cobertura com espaços ajardinados, ou seja, é uma cobertura tradicional parcial ou completamente tapada por plantas e terra vegetal, sobrepostas sobre um sistema de impermeabilização. Expressões como ‘telhados verdes’, ‘coberturas ecológicas’ e ‘telhados vivos’ são também utilizadas para as descrever.

 
vantagens das coberturas verdes
sustentabilidade em ambientes construídos

Há um conjunto muito significativo de vantagens associadas à construção de coberturas verdes. Podemos inclusivamente afirmar que são geradoras de benefícios que se enquadram integralmente nos indicadores de desenvolvimento sustentável das cidades.

Aumento da vida útil da cobertura

As coberturas verdes Decoplant® protegem as coberturas diminuindo as amplitudes térmicas ao longo do dia e criam uma barreira de proteção mecânica contra danos provocados pelas radiações ultra violeta e pelo vento, granizo e incêndios.

Redução do fenómeno “ilha de calor”

A camada de terra vegetal e as plantas das coberturas verdes promovem o fenómeno da evapotranspiração, reduzindo desta forma a temperatura ambiente e gerando um efeito de refrigeração nas imediações do edifício.

Isolamento acústico

A camada vegetal atenua os níveis de ruído ambiente e de impacto.

As coberturas verdes Decoplant® funcionam como isolamento acústico dos edifícios, sendo a camada de terra vegetal responsável pelo isolamento de baixas frequências e a vegetação pelo isolamento de altas frequências.

As coberturas verdes Decoplant® podem reduzir a reflexão sonora até 3dB e são capazes de melhorar o isolamento acústico até 8 dB.

Desempenho térmico

Melhor isolamento térmico e poupança de energia

Minimização de fluxos energéticos entre o ambiente exterior e o interior que contribui para maior conforto no edifício e menor necessidade de climatização com consequente redução de custos e consumo energético.

A camada vegetal, através do fenómeno da evapotranspiração combinado com outras variáveis como, a sombra das plantas, o isolamento térmico e a reflexão da radiação solar, funciona como isolante térmico, permitindo um decréscimo do consumo de energia utilizada no arrefecimento mecânico do edifício.

Gestão da água

Redução dos caudais nas redes urbanas de drenagem

O aumento da capacidade de retenção de água do sistema Decoplant® reduz o caudal das águas pluviais nas redes e diminui os ciclos de rega.

Redução do consumo de água

É possível integrar no sistema soluções de aproveitamento das águas da chuva, nomeadamente cisternas ou reservatórios, que poderão resultar na eliminação completa do escoamento superficial ou na capacidade de reaproveitamento dessas águas para alimentar o sistema de rega, reduzindo o consumo de água.

Aumento da qualidade do ar

A fixação de partículas de CO2 e poeiras, que se depositam nas plantas e substrato assim como a libertação gradual de humidade, contribuem para a melhoria na qualidade do ar e para a redução da temperatura ambiente.

Novos espaços de vivência

As coberturas verdes podem ser concebidas de forma a criar espaços de recreação para residentes, no caso de edifícios residenciais, ou para a comunidade no caso de edifícios públicos, como escolas ou hospitais.

Agricultura urbana

As coberturas verdes podem ser utilizadas para criar hortas urbanas de agricultura biológica, para cultivo de alimentos ou plantas medicinais.

Valorização paisagística

Valorização e transformação das coberturas em espaço útil, apoiando o esforço de criação de unidades de paisagem ‘verdes’ nas cidades.

Maior equilíbrio ambiental

ao restituir às cidades o espaço natural perdido pela massa edificada.

Considerada a diversidade de funções exercidas pelas plantas, as coberturas verdes desempenham um papel fundamental na criação e restabelecimento de microclimas e na atenuação do efeito de estufa, contribuindo para uma redução dos níveis de dióxido de carbono.

Decoplant rustic way®

Cobertura verde intensiva simples

Visitáveis (sem rega)

Decoplant garden®

Cobertura verde intensiva complexa

Visitáveis (com rega)

Decoplant rustic®

Cobertura verde extensiva

Não Visitáveis

+351 212 309 500

  • LinkedIn Social Icon

junte-se a nós

  • Grey LinkedIn Icon

© 2016, Decoverdi, S.A.