Decoplant®, coberturas verdes
componentes do sistema

As coberturas verdes consistem essencialmente em duas camadas, uma composta por terra vegetal e plantas, e outra camada técnica composta por membranas de impermeabilização, isolamento térmico, camada de drenagem e camada filtrante.

Suporte

Elemento constituído pelas lajes e demais elementos da estrutura. Deverá ser dimensionado em função das sobrecargas indicadas para cada tipologia de cobertura verde.

Camada de forma

Camada colocada sobre a laje estrutural (suporte) para garantir a pendente necessária para a drenagem das águas pluviais. O declive não pode ser inferior a 2%. Deverá conferir uma base suficientemente regular e resistente para a aplicação das membranas de impermeabilização.

Sistema de impermeabilização

Tal como o nome indica esta camada impede a entrada de água no interior mas tem igualmente a função, no caso concreto das coberturas verdes, de proteger a camada de suporte da penetração de raízes.

O sistema Decoplant inclui um sistema de impermeabilização baseado em membranas de betume modificado com polímeros APP, que, com o objetivo de impedir agressões infringidas pelas raízes, são complementadas com aditivo anti raiz de modo a assegurar a eficácia e durabilidade do sistema.

Este sistema de impermeabilização é único em Portugal e dos poucos da Europa a estar credenciado por uma entidade reguladora – documento de Aplicação com Certificação DA8.

O sistema é composto pela aplicação de uma emulsão como primário de aderência – Imperkote F – seguida de um sistema bi-capa de base betuminosa, sendo a última membrana do sistema aditivada com um sistema anti raiz – Polyplas 30 + Polyster 40 Garden ou Polyxis R50C Garden.

Isolamento térmico

A camada de isolamento térmico tem como principal papel a redução das transferências térmicas entre o exterior e o interior.

A espessura do isolamento térmico nas coberturas verdes é inversamente proporcional à espessura da camada de terra vegetal adotada. Nas coberturas verdes intensivas esta camada pode ser dispensada, já que a terra vegetal assume o papel redução das transferências de calor. No entanto, aconselhamos sempre a sua aplicação – IFOAM Coberturas.

Downloads

Impermeabilização

IMPERKOTE F

  Ficha técnica »

POLYPLAS 30

  Ficha técnica »

  DOP »

POLYSTER 40 GARDEN

  Ficha técnica »

  DOP »

POLYXIS R50C GARDEN

  Ficha técnica »

  DOP »

Isolamento térmico

IFOAM COBERTURAS

  Ficha técnica »

  DOP »

Camada de drenagem

ISOLA PLATON DE 25

  Ficha técnica »

  DOP »

Camada filtrante

IMPERSEP 200

  Ficha técnica »

  DOP »

Camada de drenagem

Esta camada tem a função de permitir o escoamento da água da cobertura, contribuindo fundamentalmente para a retenção de alguma água, de forma a regular as necessidades hídricas da camada vegetal, assim como regular caudais e permitir sempre que possível a redução dos ciclos de rega.

A camada de drenagem é constituída por uma membrana alveolar em PEAD com canais em ambas as direções dos alvéolos – Isola Platon DE 25. Todos os canais estão dotados de septos de drenagem dispostos alternadamente entre filas de alvéolos.

Poderão ser adotadas soluções que permitam o armazenamento de água ou a ventilação do sistema.

Camada filtrante

A camada filtrante separa a camada de drenagem da camada de terra vegetal. É constituída por um geotêxtil - Impersep 200 - que evita que as partículas da terra vegetal sejam arrastadas e que provoquem o entupimento do sistema drenante.

Tem como características elevada permeabilidade à água, resistência a ações mecânicas e é relativamente inalterável face às características da camada vegetal.

Camada de plantação / substrato

A correta espessura para que as plantas se desenvolvam, uma boa drenagem, boa composição mineral de nutrientes e um solo não argiloso são princípios base desta camada.

Esta camada é constituída por terra vegetal enriquecida com nutrientes. A sua espessura e constituição variam consoante o tipo de cobertura verde a implementar. Dependendo do tipo de cobertura verde que se pretende implementar há um conjunto de soluções disponíveis.

Camada vegetal

As plantas são escolhidas em função da exposição solar, tipo de manutenção, clima local, índices pluviométricos, etc.

Cobertura verde Extensiva - Decoplant Rustic®

Para este tipo de cobertura opta-se por plantas resistentes à intensa radiação solar, exposição ao vento, falta de água e humidade do ar, baixo teor em nutrientes no solo e áreas limitadas para o desenvolvimento de raízes.

As plantas mais adequadas são principalmente as variedades Sedum e Sempervivum que são um género de plantas da família das Crassulaceae. Este tipo de plantas possui a capacidade de armazenar muita água nas folhas e recuperam muito facilmente de períodos de seca.

Cobertura verde Intensiva - Decoplant Garden®; Decoplant Rustic Way®

Este sistema permite a utilização de uma grande variedade de plantas, no entanto, há a considerar espécies resistentes à alta radiação solar e à ação de vento forte.

Plantas perenes, plantas herbáceas ou até mesmo espécies arbóreas são algumas opções possíveis.

+351 212 309 500

  • LinkedIn Social Icon

junte-se a nós

  • Grey LinkedIn Icon

© 2016, Decoverdi, S.A.